A falta de recursos muitas vezes nos faz adiar o grande sonho de cursar uma faculdade. Estudar para ser aprovado em uma universidade pública mesmo que em tempo de cotas não é tarefa fácil, e nem sempre conseguir bolsas de estudo está ao alcance de todos. Seria bom ter dinheiro e tranquilidade para cursar uma faculdade? E depois com o diploma nas mãos, uma profissão e com mais oportunidades no mercado você pagasse por ela, te ajudaria? Acredite isso já é uma realidade para muitas pessoas.

Não desanime do seu sonho sem tentar essa chance, hoje, o crédito estudantil é uma realidade e ele pode te ajudar a realizar seu sonho antes do imaginado com serenidade e confiança.

Assim como o Fies, o Pravaler promove o financiamento estudantil. A diferença é que o primeiro programa é intermediado pelo Governo Federal, enquanto o segundo vem da iniciativa privada, mais especificamente pela Ideal Invest. E essa possibilidade pode fazer você conquistar o diploma desejado.

Pravaler

Basicamente, funciona da seguinte forma: todo estudante paga durante o curso o valor referente à apenas metade da mensalidade e adia a outra metade para começar a pagar quando já estiver formado. Assim, o tempo para pagamento do curso dobra e se acrescenta pequenos juros, muito menores do que outros financiamentos e cheque especial por exemplo. Eles variam entre 0% a 2,19% ao mês. O que determinará o valor dele será o convênio com a instituição de ensino. Algumas faculdades até mesmo subsidiam os juros e você não paga nada a mais por isso. Bom, não é? Uma ótima alternativa para quem já tentou o FIES, mas foi negado.

Além de cursos de graduação presenciais, ele abrange também cursos a distância, pós-graduação, MBA, mestrado, doutorado e também cursos técnicos. E se você já conta com algum benefício ou crédito, você pode usar o Pravaler para financiar o valor restante. Você pode até mesmo usá-lo para quitar mensalidades atrasadas de semestres anteriores, no máximo duas.

Se o Pravaler te interessa a boa notícia é que o processo é super simples e pouco burocrático. Para começar é aconselhável que você acesse o simulador no site oficial e cheque se a instituição de ensino que você foi aprovado, aceita esse método de financiamento. São mais de 260 instituições de ensino parceiras em todo país e mais de 12.500 cursos cadastrados. Se sim, vamos em frente.

É tão rápido que você já parte para a contratação. Mas atenção porque alguma etapa seguida de maneira errada pode acarretar na não aprovação do seu cadastro. Comece se cadastrando no website e forneça os dados solicitados para uma pré-avaliação do seu crédito. Após se matricular na faculdade, ela terá 90 dias para analisar o seu pedido e autorizar ou não. Se autorizado, falta pouco para correr para o abraço. É só imprimir o contrato, assiná-lo e anexar a documentação para levar na faculdade. Ela o encaminhará para o Pravaler, que checará os dados para validação. Pronto! O primeiro boleto já chegará ao próximo mês.

Uma das vantagens desse programa é que não é necessário ter conta bancária. As únicas regras são que você precisa ter um garantidor, ou seja, o famoso fiador. Diferentes de outros programas, ele pode sim ser um parente próximo, desde que comprove renda de no mínimo um salário. Só não vale ser garantidor de outra pessoa no Pravaler. O candidato deverá comprovar renda de no mínimo o dobro do valor da mensalidade. Caso a renda não seja suficiente, a compensação do que falta para completar o valor pode vir da renda do garantidor. Ambas as rendas podem ser somadas, e devem exceder, portanto o valor de duas mensalidades mais um salário mínimo. Caso o próprio solicitante consiga comprovar essa renda sozinho ele não precisará de avalista. O estudante não pode ter o nome negativado, e o CPF deve estar regular.

Você nunca pensou em financiar seu curso, mas de um tempo para cá a situação apertou? O Pravaler te dá a opção de financiar semestre por semestre. E aí você vai recontratando a cada novo semestre até a situação financeira melhorar ou se formar. A partir do segundo semestre financiado, o sistema de crédito te dá mais tranquilidade para pagar podendo obter mais prazo. Mas não se preocupe as parcelas não se acumulam, apenas são acrescentadas ao final das anteriores.

As desvantagens do programa em relação ao programa governamental de crédito, o Fies, é que os juros cobrados são maiores, afinal ele vem da iniciativa privada que visa lucros. Além disso, o Fies dá mais prazo para pagar. Mas como tudo tem dois lados, você deve considerar que o crédito particular tem menos exigências e é mais fácil de ser aprovado. O que pode ser um trunfo caso o seu pedido no Fies não seja aprovado. Se isso aconteceu com você, saiba que ainda tem essa chance para não desistir do seu sonho.

Comentários