Neologismo

A língua portuguesa conta com recursos necessários para se atualizar. Dentre eles é preciso conhecer o neologismo, um importante processo da linguagem.

Neologismo, português, significado

Um dos conceitos importantes que precisa ser compreendido na área de português é o neologismo que nada mais é do que a formação de novas expressões da língua ou até mesmo de novos termos que são criados com o objetivo de preencher espaços considerados sem uma palavra para definir um novo conceito.

É preciso levar em consideração que a língua é uma ferramenta que está em constante atualização visto que as ações do homem tendem a criar novas objetos e ações, mas que ainda não se tem uma palavra ou expressão para as referenciar. Nesse momento, a formação de novas palavras e expressões da língua são muito importantes.

Por outro lado, enquanto novos objetos e ações são criadas e precisam de novas palavras para serem referenciadas também existe outros utensílios e atitudes que os seres humanos deixam de as usarem. Como consequência dessa ação do tempo, tem-se que muitos termos e expressões deixam de ser utilizadas como é o caso dessas:

  • Quiprocó
  • Chapoletada
  • Fuzarca
  • Chumbrega
  • Sirigaita
  • Supimpa
  • Marmota

Evolução da língua

Para fazer referência as palavras que já não são mais utilizadas se diz que elas fazem parte do arcaísmo. Para aqueles que não conhecem ou nunca ouviram falar, arcaísmos nada mais é do que um termo, palavra ou expressão que já caiu em desuso, ou seja, que não são mais utilizadas.

Um fato bastante curioso é que apesar de certas palavras que pertencem ao grupo do arcaísmo existirem, muitos editores de textos que possui corretores automático não reconhecem a existência de certa palavras o que é tanto quanto curioso. Isso, sem dúvida, mostra o quanto uma expressão desse grupo pode ser antiga.

Além disso, também é preciso destacar que o processo de neologismo também é uma ação que ocorre em outras linguagens, mas que ainda assim pode afetar a linguagens visto que gera uma nova expressão que mais cedo ou mais irá precisar ser traduzida para outro idioma.

Definição

Neologismos é um tipo de fenômeno linguístico que favorece a criação de novas expressões ou palavras para identificar alguma nova ação do homem ou alguma nova invenção. Além disso, também pode ocorrer novas atribuições capazes de alterar o sentido de uma expressão ou palavra já existente.

A principal motivação para a ocorrência de neologismo é quando as pessoas não encontram uma palavra ou expressão capaz de passar o sentido completo da ideia que deseja. Logo, nos dias atuais esse processo está cada vez mais comum e se faz necessário, por isso é algo está muito comum.

Embora esse já o sentido por trás da definição de neologismo é importante destacar que existem dois tipos:

  • Na forma vocabular: é quando uma nova expressão ou palavra é criada como, por exemplo, bioterrorismo ou deletar. Ou seja,
  • Conceitual ou semânticos: ocorrer quando uma expressão ou palavra adquire um novo significado. Nesse caso, vale a pena destacar que gírias também devem ser compreendidas como um novo sentido a palavra. Um exemplo claro disso é palavra “quadrado” que além de passar o entendimento sobre algum objeto de formato retangular, também pode ser usada para expressar que uma pessoa tem inteligência limitada. Nesse caso é uma gíria.

Origem

Ao longo do tempo as mudanças sofridas por uma palavra podem ser muitas e isso dificulta o processo de compressão da palavra devido aos tantos significados e sentidos que pode representar.

Como muitos termos da linguagem portuguesas e outras línguas usadas em outros países vieram do latim, muitas vezes é possível compreender o sentido de uma palavra por meio da identificação das expressões do latim usadas para construir a palavra em questão.

Entretanto, isso requer um pouco de cautela já que é comum ocorrer certos enganos com tantas expressões e sentidos para serem compreendidos. Além disso, existem muitas palavras que são “emprestadas” para outras línguas o que pode contribuir para dificultar ainda mais esse processo.

Exemplos claros disso ocorrem quando há uma certa fonologia favorável para a ocorrência de novas palavras em outros idiomas como é o caso da palavra inglês “stress” que acabou assumindo o sentido de estresse ou “goal” que assumiu significado de gol. Como esse processo acontece muito acabou sendo conhecido como aportuguesamento.

Uso do neologismo

Como visto esse processo é necessário para manter a vivacidade uma linguagem, pois somente assim será capaz de atender as necessidades de seus falantes. Por se tratar de uma ferramenta de linguagem muitos escritores já escreveram a respeito.

Manuel Bandeira escreveu um poema bem interessante e criativo sobre esse assunto que foi chamado de “Neologismo”, criado em 1948:

Beijo pouco, falo menos ainda

Mas, invento palavras

Que traduzem a ternura mais funda

E mais cotidiana

Inventei, por exemplo, o verbo teadorar

Intransitivo;

Teadoro, Teodora.

Além de Manuel Bandeira, outros escritos como Guimarães Rosa escreveram a respeito desse assunto. Por isso, para aqueles que irão realizar alguma prova como, por exemplo, concursos e vestibulares, é imprescindível que domine o assunto para obter um bom resultado, pois muitas vezes as questões sobre neologismo podem gerar uma certa confusão de significados.

Comentários