Ábaco

Apesar de muito simples, o ábaco é certamente uma das grandes invenções da história e que facilitou bastante o processo de contagem.

Ábaco, instrumento, matemática

O desenvolvimento da tecnologia foi algo imprescindível para que a matemática pudesse evoluir e aumentar o seu dinamismo. Para se ter uma ideia alguns cálculos que hoje são simples e podem ser realizado por qualquer computador, eram bastante demorados antes dos avanços e das invenções feias como, por exemplo, o ábaco.

Apesar de parecer um instrumento simples, esse acessório foi e é considerado como uma grande invenção visto que ajudou a muitos estudiosos da época a acelerar os processos de suas pesquisas por permitir a realização de cálculo com uma velocidade maior.

Atualmente, esses cálculos são realizados ainda mais rápidos com ajuda de supercomputadores que contam com o apoio de softwares específicos matemáticos para deixar esse processo ainda mais rápido.

Até mesmo objetos que parecem ser simples como, por exemplo, a calculadora, possuem uma certa complexidade visto que precisam de um algoritmo para realizar todos os cálculos corretamente.

História

A longo da história e do desenvolvimento da matemática ocorreram diversas descobertas com o objetivo de dinamizar as pesquisas na área. Dentre elas, sem dúvida, está o ábaco que foi uma ferramenta utilizada pelo povo babilônio por volta do ano de 2400 a.C, além de existirem fortes indícios de que o acessório também era bastante utilizado na região da índia, Grécia, Egito e Mesopotâmia.

Esses povos tinham uma grande dificuldade de realizar contagens de forma rápida e eficiente sem se perderem nos cálculos. Essa foi uma das principais motivações para que fosse inventado o ábaco.

Muitas populações só conseguiram se desenvolver por meio da utilização dessa ferramenta, principalmente, durante a idade média em que os povos romanos, chineses e japoneses recorriam ao uso do instrumento para aperfeiçoar as técnicas de contam e, consequentemente, se desenvolverem.

Justificativa para a criação

É difícil imaginar contagem sem números, mas houve um tempo em que não existiam números escritos. O dispositivo de contagem mais antigo foi a mão humana e seus dedos, mas que são capazes de contar até 10 objetos.

Como forma de complementar esse modo de contagem com o intuito de poder contar uma quantidade maior de objetos, também utilizavam os dedos dos pés. Logo, com por meios das mãos e dos pés conseguiam contar até 20.

Entretanto, ainda havia uma grande necessidade de contar mais de 20 objetos. A solução foi utilizar além das mãos e dos pés, vários itens naturais como conchas do mar e galhos ​​para ajudar a manter a contagem.

Com essa dificuldade os povos antigos tinham a necessidade da criação de uma ferramenta para facilitar essa contagem durante o dia a dia já que. Logo, muitas iniciativas surgiram para tentar desenvolver um instrumento capaz de facilitar a contagem. Dentre os exemplos de projetos de sucesso está o ábaco.

O instrumento

O ábaco nada mais é do que um instrumento de madeira de formato retangular que possui alguns bastões que são colocados na posição horizontal com objetivo de representar as casas decimais, ou seja, cada bastão representa respectivamente a casa da unidade, dezena, centena, milhar, unidades de milhar, dezenas de milhar, centenas de milhar, unidades de milhão.

Antes de serem encaixados na madeira de formato retangular, os bastões recebem dez bolinhas que serão utilizadas posteriormente para realizar a contagem. O funcionamento do instrumento é bastante simples, para contar basta realizar as operações com as bolinhas, mas sempre respeitando o sistema posicional onde cada bolinha se localiza para conseguir contar de modo correto.

Ao contrário de muitas ferramentas que conhecemos hoje, vale a pena destacar que o ábaco não realiza nenhum tipo de cálculo complexo, ou seja, apenas deve ser utilizado para facilitar o processo de contagem e algumas operações mais simples visto que o ábaco ajuda o usuário a memorizar números muito altos.

Além ser muito útil para o processo de contagem, o ábaco pode ser utilizado para operações de soma e subtração. Para adicionar em um ábaco, cada número é adicionado indo da esquerda para a direita.

Por exemplo, caso queira adicionar 200 + 123, basta mover duas bolinhas da coluna da centena para adicionar duzentos. Deve realizar esse mesmo processo para as colunas da dezena e da unidade para concluir esse cálculo.

A subtração também é uma operação simples que pode ser realizado com a ajuda do ábaco. Bastante parecida com a soma, para subtrair um valor é preciso apenas retirar as bolinhas das respectivas colunas de acordos com as unidades.

Por exemplo, caso queira realizar a subtração de 200 – 100, basta retirar uma bolinha da coluna da centena. Nesse caso, não existe nenhuma outra operação a ser realizada, mas caso houvesse bastaria que o usuário repetisse o mesmo processo para as outras casas até obter o resultado final.

Apesar de ser um aparato bastante simples, esse instrumento foi fundamental para o desenvolvimento de muitos setores como, por exemplo, o comércio e até mesmo o de pesquisas. Sem dúvida, é possível afirmar que o ábaco foi um dos grandes precursores das ferramentas que existem hoje como é o caso dos computadores.

Comentários