Globalização

A compreensão do conceito globalização é necessária para entender as relações existentes no mundo. Saiba mais sobre o assunto

Globalização, relações, políticas

Um dos termos é utilizado como uma grande frequência, principalmente, em assuntos relacionados a conjuntura atual do sistema capitalista é globalização. Esse é um conceito muito importante para identificar de modo total ou parcial a integração existente entre as diversas localidades do planejada.

Além disso, ela também pode ser vista como uma forma de aumentar a instrumentalização oferecida pelos principais sistemas de transporte e comunicação. Apesar de ser um termo muito recorrente durante o dia a dia, não é difícil apresentar uma certa dificuldade e compreender a definição exata desse termo.

Por isso, vale a pena destacar que ideia por trás desse conceito importante é mais fácil se ser alcançado ao analisar as aplicações oferecidas por essa terminologia.

O que é?

Antes de conferir o sentido da palavra globalização, é importante considerar exatamente a intenção das pessoas quando utilizam esse termo, pois mesmo que seja uma palavra ouvida muitas vezes, ela é apresentada em diferentes contextos como, por exemplo, em questões comerciais, empresas estrangeiras e até mesmo para designar questões relacionadas a crises econômicas.

Por ter uma diversidade tão grande de utilização, é bastante difícil ter o discernimento correto sobre em quais situações e momentos aplicar esse termo.

Basicamente, o termo pode ser compreendido como a livre circulação de bens, serviços e pessoas em todo o mundo de uma forma integrada. Esse é um conceito que, de acordo com sociólogos, pode ser entendido um processo contínuo que envolve mudanças integradas nas esferas econômicas, culturais, sociais e políticas da sociedade.

Como processo envolve a crescente integração desses aspectos entre nações, regiões, comunidades e até lugares aparentemente isolados. Em termos de economia, a globalização se refere à expansão do capitalista para incluir todos os lugares ao redor do mundo em um sistema econômico globalmente integrado.

Já em questões culturais, o termo refere-se à disseminação e integração globais de ideias, valores, normas, comportamentos e modos de vida. Politicamente, refere-se ao desenvolvimento de formas de governança que operam em escala global, cujas políticas e regras as nações cooperativas devem cumprir.

Esses três aspectos centrais da globalização são todos alimentados pelo desenvolvimento tecnológico, a integração global das tecnologias de comunicação ea distribuição global de mídia.

Conforme destacado, existem diversas vertentes de aplicação do termo globalização. Devido a essa pluralidade nem sempre é possível definir precisamente a utilização do conceito por trás dessa palavra.

Efeitos individuais

Na prática, as situações descritas pelo conceito desse termo apresentam tanto efeitos positivos como negativos. Para identificar ou agrupar cada caso é preciso analisas as situações em questão para fazer essa distinção.

Por exemplo, em um nível individual, todos os fatores que compõem esse termo são capazes de afetar a qualidade de vida tanto de maneira positiva como negativa. Ou seja, a qualidade de vida pode ser considerada como o nível de riqueza, conforto, bens materiais e necessidades disponíveis para uma determinada classe socioeconômica em uma determinada área geográfica.

Ao analisar essa questão é importante que seja levado em consideração a percepção existente sobre qualidade de vida visto que grande parte das pessoas que vivem em países desenvolvidos apresentam melhores condições de vida.

Por outro lado, também existe a questão negativa. Muitas das empresas que antes mantinham suas sedes em países desenvolvidas foram obrigadas a reestruturarem suas operações em países que ainda estão em desenvolvimento, pois, geralmente, os custos de mão de obra como de matéria prima são mais baratos. Isso pode causar uma alta no índice de desemprego.

Efeitos corporativos

Já em um nível de negócios, ela pode afetar tanto o ciclo de vida de um produto, que é o é o período de tempo durante o qual um item é desenvolvido, trazido ao mercado e eventualmente removido do mercado mundial, como também no balanço de uma organização.

A manutenção econômica de uma instituição está diretamente ligada com a questão da globalização. Para ficar mais fácil de identificar essa questão, basta entender que muitos países apresentam políticas que restringem a comercialização de determinados produtos e isso pode dificultar a disputa entre as empresas em certos mercados.

No entanto, é graças a possibilidade de se efetuar operações comerciais com outros países parceiros que essas organizações conseguem manter as suas atividades. Mesmo que ocorra em grandes mercados, ainda existirá uma grande variedade de opções de mercados consumidores.

Efeitos governamentais

Além disso, os fatores da globalização possuem uma grande capacidade de impactar a forma como que os governos criam suas políticas. Consequentemente a isso, é de se esperar que diversas mudanças ocorram, principalmente, no âmbito de regulação monetária e do comércio.

Um país precisa levar em consideração uma série de fatores para manter as políticas econômicas equilibradas.

Ao realizar essa conta, é fundamental levar em consideração os acontecimentos mundiais visto que muitos eventos podem estar relacionados com as políticas internas do mais. Muitas das relações comerciais de um governo também estão associadas ao fator de crescimentos dos países parceiros.

Portanto, o termo globalização é um conceito muito amplo e que pode ser aplicado em diversas áreas como as que foram citadas.

Comentários