ECO-92

Os diversos problemas ambientais têm causado grandes preocupações mundiais, por não deixe de aproveitar para conferir sobre uma importante convenção, a ECO-92.

ECO-92, ambiente, convenção

Um dos assuntos mais importantes atualmente é o meio ambiente. Para justificar essa preocupação mundial, basta citar alguns problemas ambientais que estão se intensificando a cada a ano como é o caso do aquecimento global. Um dos grandes eventos organizados para debater sobre esse assunto ficou conhecido como Rio-92 ou ECO-92.

Mas antes desse evento, a Conferência de Estocolmo foi a primeira a ser realizada para discutir os assuntos relacionados aos problemas ambientes e quais medidas deveriam ser feitas para tentar reverter as consequências criadas pelo descaso com a natureza. Esse evento ocorreu na Suécia no ano de 1972.

O evento

Assim como a conferência de Estocolmo, a ECO-92 foi um evento organizado em conjunto com grandes nações para propor novas metas como, por exemplo, o desenvolvimento de um plano de ação para que as principais potenciais mundiais emissoras de gases poluentes diminuam a quantidade desses compostos que é liberada para atmosfera.

Além disso, o ECO-92 foi organizado para discutir os resultados obtidos com as reuniões anteriores que trataram sobre esse assunto como também avaliar as mudanças climáticas ocorridas entre um determinado período. É graças a esse evento que atualmente existe uma maior visibilidade a respeito dos problemas ambientes que antes eram desconhecidos.

A ECO-92 e a conferencias de Estocolmo contribuíram com a população mundial e com área cientifica visto que desenvolveram documentos importantes que ainda continuam sendo utilizados como referência para muitas das discussões sobre os problemas ambientais.

Apesar da conferencia de Estocolmo ter sido importante, o ECO-92 é considerado um evento bastante especial visto que muitos líderes de diversos países e chefes de Estado demonstraram a grande preocupação que existe em torno desse assunto.

Vale destacar que essa reunião aconteceu logo no início dos anos 90, isso mostra que mesmo sendo um assunto recente já havia muitas dúvidas e questões para serem abordadas, discutidas e, se preciso, planos de ações para serem analisados.

Propostas e ações

Mesmo tendo deixado de receber o título de capital federal do Brasil, o Rio de Janeiro voltou a ser a principal cidade do país em questões políticas por meio de uma medida estabelecida pelo então presidente, Fernando Collor de Mello.  Ou seja, a cidade passou a ser temporariamente a capital federal do Brasil.

Como se tratava de um evento de nível mundial com figuras muito importantes, a ECO-92 contou com o apoio das forças armadas para realizar uma intensa proteção das regiões da cidade, além de também terem a responsabilidade de garantir a segurança de todos os participantes do evento.

Outro ponto que contribuiu para que o evento conseguisse ainda mais visibilidade foi o grande número de intuições não governamentais. Essas ONG’s também tiveram uma participação muito importante para que as medidas propostas para combater os problemas ambientes fossem realmente aplicadas.

Para se ter uma ideia foi graças a esse movimento que a Declaração do Rio que é mais conhecida como Carta da Terra foi a aprovada por meio de um evento paralelo chamado de Fórum Global.

Convenções

No evento ECO-92 duas importantes convenções foram discutidas e aprovadas. A primeira delas foi criada para tratar de medidas relacionadas a biodiversidade, enquanto que a outra abordou ações a respeito das mudanças climáticas. Além disso, ainda é preciso destacar a assinatura da Agenda 21.

Essa medida teve e ainda tem um papel muito importante visto que apresenta um plano de ações com algumas metas que foram criadas com o objetivo de melhorar as condições ambientais da terra.

A viabilidade desse plano só foi possível graças a participação de um grande número de países chegando ao surpreendente número de 179 províncias. Isso foi fundamental para que as ações estratégicas com o objetivo de alcançar um desenvolvimento sustentável se concretizassem.

O plano de ações da Agenda 21 foi estruturado em quatro áreas:

  • Medidas focadas em questões sociais e econômicas.
  • Ações para viabilizar e melhorar a gestão de recursos necessários para que haja desenvolvimento assim como a sua conservação.
  • Apoio para que haja fortalecimento das ações propostas pelos grupos sociais de maior importância.
  • Discussão sobre os melhores meios para implementar as propostas discutidas.

Expectativas

O evento foi finalizado com a criação de um documento bastante simbólico, a Declaração do Rio. Para entender o quão importante foi o desenvolvimento dessa carta, basta ter mente que por ela conter princípios éticas focados na procura por um desenvolvimento sustentável, a declaração foi considerada como sendo um documento equivalente à Declaração Universal dos Direitos Humanos.

É importante deixar claro que tanto a Declaração do Rio e a Agenda 21, que propôs todo um cronograma ambiental para as próximas décadas, foram frutos da convenção realizada na cidade do Rio de Janeiro.

Apesar da grande notoriedade que os problemas ambientais e do encontro simbólico entre os principais líderes mundiais, a convenção ECO-92 não obteve muito sucesso em alguns pontos como, por exemplo, o estabelecimento de repasse de capital de países mais desenvolvidos para os programas com foco ambiental.

Comentários