27 de março: dia mundial do teatro

A história do teatro e seus principais gêneros: a tragédia e a comédia.

Dia mundial do teatro, apresentação, comédia

Uma das mais importantes opções de entretenimento, sem dúvida, são as peças de teatro. Para celebrar a existente dessa atividade, criou-se o dia mundial do teatro que é comemorado todos os anos no dia 27 de março. Essa foi uma medida que ajudou a destacar ainda mais esse tipo de atração, além de ajudar a torna-la ainda mais popular.

No entanto, para entender o quanto a experiencia de fazer e assistir teatro é marcante, é preciso compreender como essa atividade surgiu. Aqueles que já tiveram a oportunidade de participar de alguma peça sabem o quanto vale a pena compor um encenação.

Surgimento

De acordo com estudos feitos por historiadores, as peças de teatro surgiram em um encontro de várias pessoas. Contudo, não era simplesmente uma reunião como qualquer outra, tratava-se de uma organização que tinha como objetivo se reunir em volta de uma fogueira para se aquecer do frio.

Diante de todas as pessoas reunidas, um individuo se levantou e logo percebeu que os gestos que eram realizados por ele se refletiam em sombras. Esse é considerado o momento inicial, pois muitos textos começaram a serem confeccionados de modo improvisado com objetivo de acompanhar os movimentos imitados pela sombra.

Ao serem divulgados, havia varias imagens com percepções diferentes que representavam vários personagens desde de aqueles com características fracas até fortes, opressores e fortes. Para se ter ideia do tamanho da criatividade dos autores desses textos, até mesmo Deus e o diabo foram representados.

Na época da Grécia antiga, muitas pessoas passaram a transformar esse tipo de encenação em arte. Em pouco tempo foi possível observar alguns espaços para que apresentações semelhantes fosse realizadas. Esse, sem dúvida, foi um movimento que contribuiu bastante para a efetivação do dia mundial do teatro.

Cultura

Rapidamente o teatro se tornou uma das principais formas de entretenimento da Grécia antiga. Para continuar com a rápida popularização, os escritores das peças utilizaram a atividade para divulgar as crenças de sua mitologia. Além disso, a atividade foi considerado como um excelente meio para agradecer aos deuses e até mesmo apresentar novas ideias para a civilização da época.

Um exemplo que possibilita entender como o povo grego utilizou as peças de teatro para agradecer os deuses foi as colheitas de uva. Segundo a tradição da mitologia grega, Dionísio é o deus do vinho. Essa é uma parte importante a respeito do dia mundial do teatro.

Sempre quando o povo conseguia obter uma boa safra, preparavam uma peça de teatro como forma de agradecer Dionísio pela colheita. Deve-se destacar ainda que fazia parte da tradição sacrificar um bode e levar a celebração os primeiros indícios da tragédia.

Gêneros

Vale a pena ressaltar que a atividade rapidamente se espalhou pelos outros países com uma das principais foram de diversão e entretenimento. Isso só foi possível devido ao fato de que o dia mundial do teatro representa uma atividade que é capaz de estimular as emoções das pessoas, principalmente, quando se trata de peças bem desenvolvidas.

Durante as primeiras apresentações, o gênero trágico foi o primeiro a ser explorado da história do dia mundial do teatro. O principal objetivo de uma peça com esse proposito é o de retratar a sofrência do homem, mas principalmente a sua luta contra as causas da nobreza e a fatalidade.

Para causar o impacto esperado nos telespectadores, os produtores se importavam com a linguagem apresentada ao público que deveria ser bem diversificada e rica. Os escritores de maior destaque do gênero trágico, sem dúvida, foram Eurípedes e Sófocles.

Outra estilo que teve e ainda tem grande participação sobre o dia mundial do teatro é o cômico. Esse tipo de gênero surgiu com o objetivo de tirar sarro dos excessos, das mesquinharias e falsidades. As apresentações costumavam atrair um certo número de pessoas, principalmente, quando escritas por Aristófanes, um dos principais escritores gregos.

Desenvolvimento

Apesar de ter conquistado muitos adeptos ao longo do tempo, o dia mundial do teatro possui um episódio preconceituoso durante a Grécia antiga, pois somente os homens tinham a aceitação para atuar. Logo, pode-se identificar a necessidade que as peças apresentavam em apresentar um personagem feminino.

A solução encontrada pelo gregos para lidar com essa dificuldade, foi confeccionar máscaras que posteriormente eram transformadas em faces. A utilização desse acessório tinha o intuito de representar os gêneros da tragédia e da comédia.

Quanto as primeiras apresentações do gênero cômico, é preciso destacar que não foram bem vista já que os homens valorizavam muito mais os teatros trágico. A opinião era a de que os espetáculos eram mais bonitos e ricos. Essa percepção durou um certo tempo.

Somente com a criação da democracia no século V a.C, o gênero trágico passou a ser mais aceito. Aliás, esse estilo foi bastante explorado durante a ocorrência de fatos políticos da época, pois era uma importante ferramenta de comunicação para ridicularizar esses eventos ocorridos sendo um ponto marcante na história do dia mundial do teatro.

Comentários