A longo da história da humanidade, a religião tiveram uma importância muito grande para diversos acontecimentos históricos. Com o tempo, ocorreu uma grande ramificação dessa crença, já que existem diversas linhas de pensamento, embora sejam semelhantes. Isso foi muito importante para que foi estabelecido o dia mundial da oração.
A crença é o que motiva muitos indivíduos a ter um princípio para viver e até mesmo adotar certas premissas que envolvem, principalmente, respeito pela vida do próximo. Não há dúvidas de que a religião quando seguida sem fanatismos é algo bom para a sociedade.
Criação
Por volta do século XIX, foi criado o dia mundial da oração por meio de um movimento que reuniu uma grande quantidade de mulheres cristãs. A principio, apenas os países do Canada e dos Estados Unidos participaram da organização desse evento, contudo existia o objetivo de expandir as obras missionárias.
Com base nesse encontro, essas mulheres cristãs passaram a ter contato com a oração. No entanto, é preciso destacar que o ato de orar é muito mais amplo do que apenas uma conversa com Deus, ou seja, também envolve a realização de ações em prol de causas sociais. Logo, o dia mundial da oração possui um conceito muito mais amplo.
Definição
De acordo com as definições de Larousse, o ator de orar pode ser entendido como uma suplica que é direcionada a Deus ou alguma outra divindade que se tenha crença. Por meio disso, o orador realiza uma invocação que pode assumir diversos tipos de caráter como, por exemplo, de agradecimento ou até mesmo por algo que se necessita.
O principal motivador para levar uma pessoa a orar é o entusiasmo em realizar o próprio discurso. Isso pode ser justificado pelo fato de que a fé tem a capacidade de elevar a crença que, consequentemente, faz com que se tenha mais esperanças de que o pedido do orador irá ser atendido.
Esse caminho faz com que ocorra uma renovação do espirito, contudo a esperança é o principal sentimento que cria essa sensação. Com base nisso, é possível entender que o dia mundial da oração também é um momento de autoavaliação perante os mandamentos que as divindades propõem.
Ainda é preciso destacar que segundo as igrejas protestante e católica, a fé quando em conjunto com a esperança e a caridade, dão origem aos chamados bens divinos. Por isso, muitos fieis persistem na busca por esses sentimentos.
Movimento
O movimento criado pelas mulheres iniciou mais precisamente no de 1861. Como eram pessoas tem muita fé, rapidamente buscaram expandir as ações para conseguistar cada vez mais adeptos. Esse é um dos motivos que reforça a importância da mulher e das crianças para a civilização ao longo da história.
Além disso, é atribuído a essas primeiras missionárias o que é considerado como a visão da unidade cristã. No entanto, para isso foi preciso unir as forças para lidar com os problemas que o gênero feminino enfrentava no mundo todo. Esses episódios foram muito importante para o dia mundial da oração como também para o estudo das bases dos ensinamentos bíblicos.
Popularização
Por meio da grande intensidade que o movimento conquistou com o passar do tempo, o dia mundial da oração se tornou cada vez mais consolidado ao redor do mundo. A data escolhida para celebrar essa data foi o dia 4 de março. Contudo, é fundamental destacar que somente no ano de 1938 essa comemoração chegou ao Brasil.
A responsável pela adaptação do dia internacional da oração para os seguidores brasileiros foi feita pela igreja presbiteriana do Brasil. Após esse processo, a data e o movimento se espalharam por todo o território nacional.
Quanto a caracterização da data, é interessante destacar que é mercada, geralmente, pela execução de um culto. Estima-se que esse evento seja realizado em mais de 1150 locais espalhados pelo país. Além disso, a celebração ainda é feita em vários idiomas como, por exemplo, português, alemão, espanhol, inglês e dentre outras línguas.
O principal objetivo dessa grande diversidade de idioma é garantir que o dia mundial da oração seja entendido e celebrado pelo maior número de crianças e mulheres possível. A insistência e perseverança do movimento foi fundamental para a sua popularização e também para o surgimento de novos grupos.
Aliás, essa organização ao ser consolidada torna-se mais um ponto para captação de novos fieis para que a fé se torne cada vez mais consolidada. Um exemplo claro de um grupo com essas características é a vigília.
Princípios
De acordo com o movimento, um dos principais princípios de Deus é o de ensinar e mostrar a importância que a adoração possui desde os primeiros anos de idades. Por isso, acredita-se que seja uma obrigação dos pais ou responsáveis realizar o encaminhamento delas para que possam dar os primeiros passos no caminho da fé.
Ao seguir os princípios cristãos, acredita-se que a família possui uma estrutura melhor e com mais harmonia. Essas ideias fazem parte do dia mundial da oração.