23 de março: dia mundial da meteorologia

O dia mundial da meteorologia ajuda a reconhecer a importância da área para muitos processos do cotidiano. Aproveite para saber mais sobre a data.

Dia mundial da meteorologia, clima, tempo

Todos os anos na data de 23 de março é celebrado o dia mundial da meteorologia. A definição desse dia, mostrou o quão importante é essa área de conhecimento para a sociedade, pois tem a responsabilidade de ajudar a promover e divulgar os estudos mais recentes realizados sobre a atmosfera.

Não há dúvidas de que a aplicação mais comum dessa área é analisar e repassar de modo qualitativo as informações obtidas em relação ao tempo. No entanto, essa é uma área que envolve muito mais tópicos de estudo do que apenas verificar as condições do tempo.

O dia mundial da meteorologia, ajuda a comunidade cientifica a valorizar ainda mais os profissionais que atuam no setor já que assumem um papel muito importante no estudo e identificação de fenômenos meteorológicos.

Estudos

Essa área tem a responsabilidade de desempenhar a função de desenvolver o conhecimento do tempo por meio da enumeração e investigação dos dados dos estados dinâmico, físico e químico da atmosfera.

Esse posicionamento tem como objetivo garantir o diagnóstico dos efeitos, das causas e dos comportamentos futuros dos elementos em que estão em constante interação com a superfície da terra.

Logo, é simples concluir que o dia mundial da meteorologia representa uma área que possui uma proximidade muito grande com a climatologia que é uma área de estudo que tem a responsabilidade de entender as mudanças climáticas do planeta no presente, passado e futuro.

Portanto, assim como os conceitos de tempo e clima estão diretamente relacionadas as áreas de meteorologia e climatologia também estão associadas.

Primórdios

Ainda é preciso destacar que o dia mundial da meteorologia teve grande contribuição de um dos principais filósofos que já existiu, Aristóteles. A justificativa para isso está no fato de que essa área de estudo está atrelada à obra Meteórica por volta do ano 340 a.C.

Na obra, o autor esboça uma série de considerações com uma abordagem filosófica sobre a atmosfera e seu comportamento. Além disso, também apresenta conteúdo sobre as partículas encontradas nesse meio que são conhecidas como meteoros.

Apesar de ser uma área de estudo bastante visado devido uma série de dúvidas que o homem tinha e tem a respeito da meteorologia, somente por volta do século XVI foi finalmente efetivada com um tópico de estudo cientifico sistemático.

Invenções

Isso ocorreu, principalmente, devido as invenções importantes surgidas na época como, por exemplo, o termômetro, criado por Galileu Galilei. Outro exemplo de um instrumento criado durante esse período foi o barômetro que é um utensilio bastante utilizado para medir a pressão atmosférica.

O desenvolvimento desse aparato, atualmente, está presente em muitos dispositivos eletrônicos como, por exemplo, os smartphones. O famoso físico Evangelista Torricelli foi o criado do barômetro e que, aliás, era discípulo de Galileu. Logo, essas descobertas contribuíram bastante para que o dia mundial da meteorologia fosse criado posteriormente.

Desenvolvimento

A área meteorológica segue apresentando um grande desenvolvimento cientifico, mas isso só foi possível devido aos avanços obtidos no setor da tecnologia que deram condições para que novos equipamentos fossem desenvolvidos.

Por meio dessa atualização dos utensílios utilizados para estudar o tempo e o clima, os profissionais da área conseguiram desfrutar de muito mais precisão para tirar as conclusões necessárias durante os seus estudos.

Aplicações

É necessário reconhecer que o dia mundial da meteorologia representa uma área de estudo muito importante para a sociedade. Para entender isso, basta ter em mente que é graças as descobertas feitas pelos profissionais do setor que atualmente pode-se realizar uma série de afirmações a respeito de como ficará o clima ao longo de uma semana em uma determinada região.

A princípio, esse tipo de informação pode parecer simples de ser obtido, mas isso não é verdade. Para poder chegar a conclusão se irá ou não chover em uma região, os cientificas precisam analisar uma série de fatores antes de realizar qualquer tipo de afirmação.

Ao analisar o histórico de previsões dos principais meios que realizam o estudo sobre o clima para dar uma previsão meteorologia, pode-se concluir que a probabilidade de acerto é bastante alta. No entanto, até pouco tempo atrás não era possível ter essa mesma certeza sobre as previsões que eram divulgadas.

Além disso, também é preciso destacar que o dia mundial da meteorologia representa ferramentas muito importante para a previsão desastres climáticos. No Brasil, são bem poucos os casos que ocorra algum fenômeno a nível de um furacão, no entanto em outros países se utiliza muito os recursos dessa área para identificar a formação de possíveis tempestades de vento.

Essa medida é fundamental para evitar a ocorrência de desastre de maior intensidade. Logo, esse é um dos motivos que justificam a importância da meteorologia e porque é uma área que recebe tanto investimento ao longo do ano.

Como se trata de um estudo essencial para a manutenção da vida na Terra, nada mais justo do que estabelecer a data de 23 de março como dia mundial da meteorologia.

Comentários