22 de março: dia mundial da água

A criação do dia mundial da água pela Organização das Nações Unidas foi uma importante ação para conservação desse recurso. Saiba mais!

Dia mundial da água, bebida, líquido

Um dos recursos mais importante para o homem e para os outros seres vivos, sem dúvida, é água. Esse líquido é indispensável para a realização de muitos dos processos do organismo humano bem como necessário para a execução de muitos procedimentos do dia a dia. Por ser tão fundamental pata a vida, criou-se o dia mundial da água.

Todos os anos no dia 22 de março, é comemorado a existente da água. Essa data foi sugerida e definida na Conferência das Nações Unidas sobre Meio ambiente e Desenvolvimento que ocorre no ano de 1992. A partir do ano seguinte esse dia já era conhecido como o dia mundial da água.

Objetivo

O principal intuito da criação do dia mundial da água é o de incentivar a promoção de medidas de conscientização sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência do homem e dos demais seres vivos. O dia 22 de março também um momento que ajuda as pessoas a lembrarem do quão crucial é o uso sustentável desse recurso.

Ao longo dos últimos anos, muito tem se falado a respeito desse assunto visto que é uma das grandes preocupações mundiais. Isso contribui para que ocorra uma grande necessidade de conservação dos principais ambientes aquáticos, pois evita que as principais fontes sofram com a contaminação e poluição.

Temas

Para não deixar o dia mundial da água perder importância no contexto mundial, a Organização das Nações Unidades tem a tradição de escolher um tema para ser debatido nessa data. Alguns dos tópicos já selecionados ao longo dos últimos anos foram:

  • Água e Desenvolvimento Sustentável (2015).
  • Água e Energia (2014).
  • Ano Internacional de Cooperação pela Água (2013).
  • Água e Segurança Alimentar (2012).
  • Água para as Cidades: Respondendo ao Desafio Urbano (2011).
  • Água Limpa para um Mundo Saudável (2010).
  • Águas Transfronteiriças (2009).
  • Saneamento (2009).
  • Lidando com a Escassez da Água (2007).

Além desses, vale a pena destacar os temas do ano de 2016 que foi “Água e Empregos: Investir em Água é Investir em Empregos” e o de 2017 que é “Água Residual”. Já para o ano de 2018 o tema escolhido foi “Soluções Naturais para a Água”.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Na mesma data em que a Organização das Nações Unidas juntamente com outras entidades definiram o dia mundial da água, divulgaram também um documento que foi nomeado como “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Nele foi definido e apresentado uma série de pontos importantes sobre a necessidade do uso sustentável desse recurso hídrico.

Dentre as principais ideias estabelecidas pelos artigos apresentados pela declaração estão:

  • A água é um dos mais importantes patrimônios da Terra.
  • É um líquido fundamental para a manutenção da vida, ou seja, de todo ser humano vegetal e animal em que sem ela não seria possível conceber como são o clima, agricultura, cultura, vegetação e até mesmo a atmosfera.
  • Reafirma que se trata de um recurso natural que possui um processo de recuperação bastante lento, frágil e muito limitado.
  • As medidas de preservação da água e de seus ciclos serão decisivas para o futuro e equilíbrio do planeta.
  • A água não deve ser envenenada, nem poluída tão pouco desperdiçada.
  • O consumo sustentável a água implica em um respeito à lei.

Logo, é possível identificar que esses pontos destacados visam levar os leitores a reflexão sobre o quão importante é cuidar e gerenciar bem os recursos hídricos.

Atualmente, o planeta apresenta boas condições de bacias hidrográficas, salvo algumas regiões, mas esse quadro pode ser reverter se não tomado os devidos cuidados conforme estabelecido por essa declaração e defendido pelo dia mundial da água.

Impacto

Embora seja uma data criada a um certo tempo, ainda existe muita expectativa a respeito do dia mundial da água e da sua capacidade de influenciar os cuidados com esse recurso. Espera-se que com o passar do tempo, a civilizações entendam o quão importante é evitar o despejo de resíduos, entulhos e de produtos tóxicos dado que prejudicam muito a qualidade da água.

Por isso, muitas políticas de conscientização têm sido tomadas ao longo dos últimos anos. Essa medida é fundamental para incentivar a realização de pequenas atitudes de preservação desse recursos durante o dia a dia. Não há dúvidas de que cada um fazendo a sua parte será possível obter grandes resultados.

Um simples exemplo é a diminuição do tempo no banho. Por meio do desligamento do chuveiro dois a três minutos antes do que de costume, já será possível economizar uma quantia de três a seis litros de água. A princípio, pode parecer muito pouco, mas é necessário levar em consideração um grande número de pessoas.

Embora seja tenha muito a ser feito, a criação do dia mundial da água tem contribuído para conscientização da população e, consequentemente, favorecido um uso mais correto desse importante recurso. Sem dúvida, esse é o caminho que os seres humanos precisam seguir para que a vida possa continuar por muitos e muitos anos.

Comentários