21 de março: dia mundial das florestas

Em 21 de março comemora-se o Dia Mundial das Florestas, uma data voltada para a conscientização da importância desses biomas.

mundial das florestas, natureza, exploração

Não há dúvidas de que as floretas são uma das maiores riquezas o planeta Terra oferece aos seres humanos. Devido à grande importância que possuem para a manutenção da vida, foi criado o dia mundial das florestas para reconhecer a necessidade de preservação do meio ambiente.

De acordo com a Organização das Nações Unidades para Agricultura e Alimentação, para que uma determinada região de mata seja classificada como floresta precisa estar dentro da seguinte definição: área que mede mais de meio hectare de terra com árvores que apresentam uma altura maior do que cinco metros.

Além disso, também é preciso que as coberturas da copa das árvores apresentem uma boa concentração de folhas. A princípio, pode parecer um parâmetro confuso, mas é por meio da observação dessas características que se pode definir o tamanho de uma floresta.

Importância

As florestas possuem uma grande responsabilidade é a que ser fonte da biodiversidade do planeta. Além disso, também estão diretamente relacionadas com absorção de dióxido de carbono que é um dos gases que mais tem contribuído para o agravamento do aquecimento global.

Logo, é possível concluir que uma das intenções da criação do dia mundial das florestas é conscientizar a sociedade do quão importante é a realização e adoção de medidas de preservação. Ao levar em consideração um grande número de pessoas, isso pode contribuir de modo bastante positivo com o meio ambiente.

No entanto, é preciso entender que as atitudes de preservação ou até mesmo políticas que incentivem essas ações como, por exemplo, a criação do dia mundial das florestas, irão beneficiar também os seres humanos. Por isso, vale a pena ter um pouco mais de atenção nas ações do dia a dia para pensar mais no meio ambiente. Um ótimo exemplo é a realização de coleta seletiva.

Agronegócio

Além disso, a criação do dia mundial das florestas foi bastante importante para intensificar as políticas de proteção do solo. Um dos setores que mais cresceu ao longo dos últimos anos, sem dúvida, foi o do agronegócio. Contudo, para apresentar um modelo de negócio viável, muito produtos utilizam uma grande quantidade agrotóxicos.

Esses produtos quando não são bem gerenciados, ou seja, não possuem um planejamento que envolva um rodizio de terras antes de serem aplicados, causam uma grande degradação do solo. Por isso, é comum se deparar com regiões muito exploradas pela agricultura que praticamente não possui nenhum tipo de vegetação.

O motivo para isso está no fato de que os agrotóxicos não permitem que o solo se recupere a ponto de ser capaz de alcançar a riqueza de nutrientes para o surgimento de vegetação. O dia mundial das florestas também possui como política combater essa prática para viabilizar o nascimento de novas matas.

Desmatamento

Segundo um levantamento feito pela Organização das Nações Unidades, foi possível concluir de modo aproximado que trinta e um por cento da área do planeja é coberta por regiões de mata. A pesquisa ainda mostra em a área florestal do Brasil apresenta quase sessenta e dois por cento de região coberta.

Essas medições possibilitam ter um posicionamento sobre a dimensão dessas áreas e, se necessário, ampliar as políticas favorecidas pelo dia mundial das florestas. Como a destruição dos biomas tem apresentado um ritmo crescente ao longo dos últimos anos, muitos órgãos já se posicionaram e demonstraram a suas preocupações.

Ainda é preciso destacar que a exploração ilegal das florestas é outra complicação que tem afetado bastante o meio ambiente. A grande dificuldade em combater esse tipo de atividade se deve a grande extensão que muitas florestas apresentam.

Prevenção

Os órgãos que atuam na regulação dos empreendimentos de exploração de madeira até conseguem identificar cortes de madeiras ilegais, mas ainda é um número bastante baixo perto do volume de ocorrências.

O dia mundial das florestas atua de certa forma no combate a esse tipo de operação por meio das diversas políticas de incentivação a proteção ambiental, além de contribuir com a reeducação das sociedades para que haja uma valorização desses meios florestais que são muito importantes para diversos processos da vida.

Por outro lado, é sempre importante valorizar quando bons resultados são obtidos. No ano de 2013, a Organização das Nações Unidades realizou um levantamento de informações que possibilitou concluir que as taxas de desmatamento apresentaram um decaimento de aproximadamente vinte por cento ao longo das últimas décadas.

Esse resultado recebido com bastante animação, mas é preciso destacar que as civilizações precisam atuar ativamente conseguir reduzir ainda mais essa taxa de desmatamento. Por isso, muitos apelos têm sido feitos aos governantes e também a sociedade para mostrar a necessidade de reduzir o desmatamento.

Mesmo tendo um longo caminho a ser percorrido para reduzir drasticamente a taxa de desmatamento, a criação do dia mundial das florestas já representa um importante marco na história dos seres humanos, pois reconhece a necessidade da realização de ações para combater a exploração ilegal do meio ambiente.

Comentários