10 de março: dia do telefone

O dia do telefone é uma data que marca uma das maiores invenções do setor de telecomunicação. Aproveite para conhecer mais!

Dia do telefone, comunicação, transmissão

Os meios de comunicação, sem dúvida, são excelentes ferramentas que possibilitam que os seres humanos se comuniquem de modo bastante rápido e em diferentes localidades do mundo. Devido a essa grande contribuição dessa área para o dia a dia das pessoas, é muito justo estabelecer o dia do telefone que é comemorado em 10 de março, pois é um utensílio importante.

No entanto, é necessário destacar que foi preciso muito trabalho de pesquisa para que fosse viabilizado a utilização do telefone para todos. Atualmente, esse meio de comunicação se tornou indispensável para a vida e até mesmo para os principais sistemas econômicos vigentes.

Apesar de ser uma tecnologia que parece ser minimalista, foi necessário um bom tempo para desenvolve-la. A seguir será possível conferir um pouco da história desse meio de comunicação que transmite sinais e que conta com o dia do telefone para marcar a sua importância para a sociedade.

História

O patenteamento da invenção do aparelho telefônico ocorreu por volta da década de 1870, mais precisamente no ano de 1876. O principal responsável por esse grande feito foi um empresário e inventor escocês chamado Alexander Graham Bell.

A primeira gravação de comunicação por transmissão de sinais elétricos feito por ele ocorreu no dia 10 de março de 1876. Isso possibilita entender o motivo da escolha do dia do telefone. Esse acontecimento mostrou mais uma vez que o homem sempre buscou desenvolver novas tecnologias e instrumentos para gerar mais facilidades durante o dia a dia.

A façanha alcançada por Graham Bell, sem dúvida, entre as maiores invenções da área da ciência e tecnologia do século XIX.

Vale a pena relembrar que nesse período, o mundo vivia um momento de grande movimentação econômica com a Segunda Revolução Industrial, além de ter sido uma época em que muitas pesquisas obtiveram bons resultados em relação a tópicos que envolvem os fenômenos da eletricidade e do eletromagnetismo.

Desenvolvimento

Constantemente é possível notar nos noticiários que cada vez mais facilidades no setor de comunicação têm chegado ao mercado. Isso é um processo fundamental para manter a viabilidade e praticidade do telefone para a sociedade. Atualmente, o dia do telefone se tornou muito mais abrangente.

O motivo para isso está no fato de que novos aparelhos chegaram a estreitar ainda mais os laços comunicativos entre as pessoas, principalmente, com a chegada dos smartphones. As pessoas podem desfrutar de aparelhos com várias funções, além das funcionalidades básicas de um aparelho telefônico que é a de realizar e receber chamada.

Apesar de serem essas as principais funções de um aparelho telefônico, é bastante difícil encontrar celulares que ofereçam apenas essas opções em circulação. A conclusão que se pode tirar é a de que desde de o dia da invenção do telefone, muitos projetos foram criados e ajudaram a aprimorar ainda mais esse meio de comunicação.

Contribuições

No entanto, é preciso retomar alguns fatos históricos para esclarecer que outros personagens importantes contribuíram bastante para o dia do telefone, mesmo sendo Graham Bell o principal responsável. Além dele, é preciso destacar o seu assistente Thomas Augustus Watson que contribui bastante para o sucesso da pesquisa.

Outro personagem foi o alemão Johann Philipp Reis que foi um dos grandes pioneiros a trabalhar com o setor que ficou conhecido como telecomunicação. Contudo, os estudos de Reis não evoluíram bastante a ponto de alcançar os feitos realizados por Bell, mas certamente facilitou os experimentos realizados posteriormente.

No mesmo período em que Bell buscava alcançar o feito de realizar a primeira comunicação por transmissão elétrica de voz estava um personagem importante da área comunicativa, o engenheiro eletricista Elisha Gray.

Bell e Gray travaram uma disputa bastante produtiva, principalmente, quando ficaram cientes que suas pesquisas estavam relacionadas. Isso contribuiu para intensificar ainda mais a corrida para a descoberta de 10 de março, o dia do telefone. Bell rapidamente tratou de agilizar os seus procedimentos para dar início ao registro de patente.

No dia 14 de fevereiro de 1876 essa medida foi confirmada e permitiu que Bell ganhasse mais tempo para finalizar os seus trabalhos assim como alcançar os resultados esperados. Diante de uma grande oportunidade de negócio o inventor do telefone rapidamente procurou aproveitar o momento para dar início a sua companha que foi chamada de Bell Telephone Company.

O mais curioso a respeito da história do dia do telefone e que possui um toque especial para os brasileiros é o fato de que Dom Pedro II, participou de um evento famoso conhecido como exposição centenária no ano de 1876 como motivo de comemoração dos cem anos de independência dos Estados Unidos.

Bell aproveitou a oportunidade para apresentar a sua invenção que, inclusive, chegou a ser vista e utilizada por Dom Pedro II que ficou bastante surpreendido com a capacidade de comunicação do aparelho.

Estima-se que o teste realizado de comunicação se deu em uma distância de aproximadamente 150 metros, isso causou uma surpresa no imperador. Essa é um pouco da história por trás da criação do dia do telefone.

Comentários