8 de março: dia internacional da mulher

O dia internacional da mulher é uma data muito importante para o gênero que retrata as grandes mobilizações travadas. Saiba mais!

Dia internacional da mulher, data, mobilização

Historicamente, as mulheres eram conhecidas por formarem um gênero submisso aos homens, no entanto essa configuração social já não existe mais. Ao longo do tempo, elas conseguiram reverter essa visão de munda que as pessoas tinham antigamente, tanto é que conquistaram o dia internacional da mulher.

Atualmente, as mulheres possuem um papel tão importante quanto o homem na sociedade que, inclusive, pode ocupar os mesmos cargos que antes não poderia. É preciso destacar que os movimentos feministas tiveram uma participação muito importante para a conquista dessa posição. Foi preciso muito luta para conquistar essa posição social ao longo dos anos.

A data

No ano de 1910, foi declarado a data de 8 de março como sendo o dia internacional da mulher. Esse ato ocorreu na Dinamarca graças à o importante evento da conferencia internacional das mulheres socialistas. No entanto, é necessário destacar que esse dia somente passou a ser reconhecido e oficializado pela Organização das Nações Unidas no ano de 1975.

A princípio, pode parecer que a data foi escolhida de maneira aleatório, mas vale a pena destacar que houve um pretexto para essa escolha. No dia 8 de março de 1857, foi realizada a primeira greve de mulheres nos Estados Unidos. Esse evento ocorreu em uma fábrica de tecidos na região da cidade de Nova York.

Reivindicação

As trabalhadoras tinham como principal foco de reinvindicação obter um tratamento digno. Na época as tecelãs sofriam constantemente com violência física e também sexual. Além disso, tinham uma rotina de trabalho bastante rígida com uma carga horaria de cerca de dezesseis horas de trabalho por dia.

Outro fator que contribuiu para a realização desse movimento foi os baixos salários. Para se ter uma ideia, apenas por causa do gênero as mulheres recebiam uma remuneração menor do que os homens. Esses pontos foram importantes para a confirmação do dia internacional da mulher.

Por isso, a mobilização das mulheres solicitava um melhor tratamento, redução da carga horária diária de dezesseis horas para dez horas e salários iguais para todos da mesma função independentemente do gênero, pois recebiam apena um terço do salário dos homens.

Manifestação

Com as mulheres eram vistas como um gênero submisso aos homens, houve e ainda existe muita discussão a respeito da manifestação das trabalhadoras da fábrica de tecidos que, consequentemente, gera dúvidas até hoje. Uma delas acredita que o movimento foi desenvolvido sem muita organização e com bastante violência por parte da polícia. Já a outra versão trabalha com a ideia de que cento e trinta manifestantes foram acuados pelos órgãos de segurança.

As mulheres que reivindicavam por melhores condições de trabalho e que foram importantes para o dia internacional da mulher teriam entrando da fábrica, onde teriam sido trancadas pelos patrões que atearam fogo matando todas elas. Embora exista essa versão, muitos especialistas que analisam esses eventos históricos, não acreditam que o evento tenha ocorrido dessa maneira.

Um dos motivos que são utilizados para justificar esse posicionamento está a confusão existente entre a greve do ano de 1857 que foi reprimida pelos policiais e o evento ocorrido em 25 de março de 1911 na fábrica Triangle Shirtwaist Company, em Nova York.

Esse último acontecimento foi marcado por cento e quarenta mortes de trabalhadores devido ao incêndio que se iniciou devido as más condições da fábrica. Isso foi um pouco da história acerca do dia internacional da mulher.

Direitos civis

Vale a pena lembrar que durante esse período importante da história, as mulheres não possuíam os mesmos direitos civis que os homens tinham, ou seja, havia uma discriminação e desvalorização em relação ao sexo. Para se ter ideia da submissão das mulheres em relação aos homens, apenas no ano de 1932 as mulheres conseguiram ter o direito de votar.

Com o passar do tempo, as mulheres conseguiram atingir grandes objetivos com a ajuda do dia internacional da mulher. Isso foi fundamental para a construção da sociedade que se conhece hoje em que todos possuem os mesmos direitos independentemente do gênero.

Um fato bastante interessante é que existem muitas empresas dão preferência para o sexo feminino para cargos de baixo a até alto escalão. Essa mudança na visão de mundo da sociedade favoreceu o gênero e contribuiu para que as mulheres exercem outros papeis, além das tradicionais donas de casas.

Apesar das grandes conquistas, é preciso destacar que o dia internacional da mulher atualmente é uma data que perder um pouco o seu foco original, ou seja, hoje a data possui um papel muito mais festivo e comercial do que para lutar por melhores condições para as mulheres.

Embora não seja possível afirmar, talvez as grandes mobilizações ocorridas nos últimos tempos tenham conquistado e favorecido um ambiente bastante propicio para as mulheres. Isso pode ter diminuído a importância de manter o foco do dia internacional da mulher. Ainda assim é um dia essencial para história do gênero e para as lembranças de todas as lutas.

Comentários