2 de março – Dia nacional do turismo

Dia nacional do turismo, viagem, economia
Imagem reprodução - https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/3/38/Rio_de_Janeiro_Helicoptero_49_Feb_2006_zoom.jpg copyrights [email protected]

O turismo é uma atividade que está diretamente ligada ao conhecimento e ao lazer. Essas duas práticas são fundamentais que a exploração de novos lugares ocorra e, consequentemente, ajude os destinos a mostrarem os seus valores sociais, políticos e culturais. Devido a importância dessa atividade, nada mais justo do que criar o dia nacional do turismo.

Segundo a Organização Mundial do Turismo, o termo turismo diz respeito as atividades que as pessoas praticam durante as suas viagens, ou seja, que mantém a sua permanecia em locais diferentes do que vivem, mas desde que por um período de tempo menor do que um ano e com finalidades como, por exemplo, negócios e lazer.

A data

Devido a importância da atividade turística para a população, para os locais que recebem os visitantes e para economia, nada mais justo do que definir um dia para comemorar essa opção de lazer, diversão e até mesmo de negócio. Por isso, foi criado o dia nacional do turismo que é celebrado todos os anos do dia 2 de março.

Apenas por curiosidade já que não será o foco principal dessa abordagem, essa atividade é tão importante que possui até mesmo o dia mundial do turismo que foi aprovada pela Organização Internacional do Trabalho no ano de 1980. Após isso, a atividade é celebrada no dia 27 de setembro.

De certa forma, a criação do dia nacional do turismo contribuiu para que as cidades brasileiras investissem na atividade turística. A prática possui um papel importante na economia atual, pois é a responsável pela produção de uma parcela significativa das riquezas de um determinado local, senão a principal atividade de uma região.

Investimento em turismo

Existem diversas cidades que possuem uma economia totalmente voltada para o turismo com pouquíssimas fábricas e empresas industriais. Por isso, existe uma grande preocupação quanto a alocação de recursos necessários para que atividade turística ganhe força dentro de uma região. Isso também é importante para o dia nacional do turismo.

Muitas medidas são tomadas com o intuito de promover a criação de bens culturais, sociais e históricos para que, consequentemente, a região tenha uma atratividade maior. Ao fornecer uma boa estrutura para os visitantes aproveitarem a sua viagem, há uma alteração no padrão econômico da cidade.

Mesmo com tantas melhorias em questão de desenvolvimento da região, a mais notável, sem dúvida, é a quantidade de empregos que são criados quando se investe na atividade turística.

A intensificação dessa prática em uma região faz com que mais pessoas sejam empregadas tanto diretamente como indiretamente, ou seja, oportunidades de novos empregos na área turística e empregos em organizações que prestam serviços ou oferecem produtos para sustentar a atividade turística.

Além disso, ainda é preciso destacar que o dia nacional do turismo contribui para que haja um enriquecimento cultural visto que a iteração entre culturas diferentes é muito maior com o maior número de visitantes.

Atividade contemporânea

O propósito do dia nacional do turismo, sem dúvida, coloca a atividade como uma prática contemporânea já que é preciso contar com desenvolvimentos em diversas em frentes, ou seja, para oferecer boas condições as pessoas que visitam a região, é necessário ter um desenvolvimento constante dos sistemas de transportes, dos meios de comunicação, segurança e setor hoteleiro.

O avanço tecnológico no setor de transportes tem um papel muito importante para a intensificação da atividade turística. Até pouco tempo atrás os principais meios de deslocamento apresentavam um custo bastante elevado. Isso dificultava o acesso e inibia as pessoas de buscarem pratica essa atividade.

No entanto, atualmente é possível encontrar soluções de transportes com certa eficiência e com um preço mais acessível. O transporte aéreo é um exemplo claro disso, pois as pessoas podem encontrar bons preços para se deslocar pelo território nacional.

Centros de atendimento

Para incentivar ainda mais a prática e intensificar a celebração do dia nacional do turismo, o turista brasileiro tem o apoio dos chamados centros de atendimento aos turistas (CATs). Esses canais podem ser utilizados para tirar dúvidas sobre uma determinada região como, por exemplo, obter informação sobre onde estão as melhores opções de lazer, pontos turísticos e programas culturais.

O Brasil possui noventa e seis centrais para atender aos turísticas que, inclusive, possuem suporte para atender em até oito línguas. Esse serviço de atendimento também disponibiliza mapas para que os visitantes possam se localizar durante a exploração do destino.

Isso é um tipo de medida que viabiliza a intensificação da atividade turística é uma região uma vez que oferece melhores condições para que os visitantes possam aproveitar o seu passeio com mais tranquilidade.

Algumas das cidades em que é possível encontrar os centros de atendimento aos turistas são Rio de Janeiro, Maceió, Embu da Artes, Olímpia, Guararema e Bonito.

Portanto, o dia nacional do turismo foi viabilizado graças a série de questões abordadas que precisavam ser desenvolvidas, além da importância economia que essa atividade possui dentro das regiões com foco nessa prática.

Comentários