31 de janeiro: dia mundial do mágico

O Dia Mundial do Mágico é comemorado em 31 de janeiro como forma de homenagem à data de falecimento de São João Bosco, padroeiro dos mágicos.

Dia mundial do mágico, atração, espetáculo

Ao longo do ano existem muitas datas que possuem grande importância para as pessoas e outras que causam bastante curiosidades devido a finalidade pela qual o dia foi reservado. Dentre esses casos, sem dúvida, deve-se destacar o dia mundial do mágico que envolve muito história sobre uma profissão capaz de levar bastante alegria para as pessoas.

Os mágicos estão em muitos lugares como, por exemplo, na TV, em circos, aniversários, festas, teatros e dentre outros, por isso certamente é possível afirmar que se tornou uma profissão bastante simbólica para as pessoas do mundo todo, independentemente, da cultura de cada um, visto que se trata de algo que é capaz de instigar a curiosidade sobre o truque apresentado.

É devido a isso que muitas pessoas podem afirmar que é uma das grandes formas de entretenimento que já foi desenvolvida ao longo do tempo e, por isso, foi preciso definir o dia mundial do mágico para homenagear esses profissionais que levam tantas alegrias para as crianças e até mesmo para os adultos.

História

O dia mundial do mágico é comemorado em 31 de janeiro que também é uma data conhecida por marcar o falecimento de São João Bosco.

Nascido em 16 de agosto de 1815, ele foi morto em 1888 na região da cidade de Turim na Itália e, como tinha o costume de praticar muitos truques de ilusões durante a sua adolescência com o objetivo de ajudar nas despesas de casa, esse a homenagem do dia mundial do mágico ser comemorado no dia de seu falecimento.

Desde essa época sabe-se que a muito tempo atrás os truques de ilusionismos já eram bastante difundidos nas sociedades antigas como uma importante forma de entretenimento que, consequentemente, apresentava uma grande recepção do povo.

Com o passar do tempo várias figuras importantes no mundo da mágica surgiram e tiveram um papel crucial para a popularização da profissão e também para o desenvolvimento de novos truques.

No início, durante as primeiras apresentações vistas diante de uma sociedade antiga em que a igreja tinha muita influência sobre as pessoas, muitos acreditam que não se tratava apenas de truques de ilusão, mas acreditavam que não se tratava de algo digno da aprovação de Deus.

No entanto, com o passar dos anos a profissão ganhou forças e contribui para que se tornasse mais popular e aceito pelas pessoas. Atualmente, com ajuda da tecnologia o dia mundial do mágico pode ser celebrado com espetáculos cada vez mais impressionantes e curiosos.

Mágicos

O São João Bosco é considerado como o padroeiro dos mágicos, além de ainda receber o título de ser o padroeiro dos jovens. Durante a sua vida realizou importantes contribuições para o mundo dos mágicos e também foi importante para a igreja sendo considerado como um dos maiores santos místicos do período moderno.

Por meio de suas revelações, São João Bosco trilhou seu caminho para tornar-se notório no mundo das revelações que lhe eram apresentar por meio de sonhos e visões. No final do século XIX, foi aberto o processo de canonização e em 1934 foi considerado santo pela Igreja Católica diante a autoridade do Papa Pio XI.

Outra figura que também teve um papel importante para a definição do dia mundial dos mágicos foi Houdini que também viveu em um período praticamente no mesmo período de São João Bosco.

Conseguiu alcançar o sucesso por meio de suas apresentações que quase sempre envolviam a fuga de uma situação. Além disso, também teve participações no cinema e chegou até mesmo a ganhar uma estrela na calçada da fama.

Formação

Atualmente com a ajuda dos meios de comunicação e da tecnologia, ficou mais fácil apreender novas mágicas e isso contribuiu para a popularização da profissional e também para o dia mundial do mágico. Além disso, também ajuda nos primeiros passos e na formação de grandes mágicos.

Logo, assim como todas as outras profissões, ser mágico exige bastante estudo e dedicação para o preparo dos números, além de ser preciso muitas horas de treinamentos. Para se ter uma ideia, existem cursos que podem durar até três meses apenas para passar o conteúdo considerado de nível básico.

Esse é o primeiro passo, mas depois também será preciso de disciplina e dedicação para que todos os truques apreendidos virem mágica efetivamente. Apesar de exigir um pouco de esforço no começo, a profissão pode ser bastante recompensadora.

Quanto ao mercado de trabalho, é preciso destacar que apesar do sucesso como forma de entretenimento ainda é incerto. Muitos mágicos precisam trabalhar por conta própria durante eventos como, por exemplo, festa de crianças, shows, atrações de empresas ou então se tornar professor nas poucas escolas que existem.

Devido a isso muitos exercem outras profissões e aproveitam o tempo livre para atender a eventos. Mesmo com a falta de oportunidades, o dia mundial do mágico foi um marco muito importante para a profissão.

Comentários