Carnaval

Carnaval no Brasil. Conheça a história do Carnaval, escolas de samba, curiosidades do Carnaval e a história do Carnaval no Brasil.

Carnaval, comemoração, Brasil

O povo brasileiro é, sem dúvida, um dos mais alegres e festeiros do mundo todo visto que não existe momento ruim para fazer uma boa festa. Dentre as principais comemorações do calendário do Brasil e de outros países está o carnaval que é uma festa popular muito celebrada.

Atualmente, certamente todos aqueles que falam sobre essa grande festa independentemente do local, se lembra de modo quase direto do Brasil. Isso se deve, principalmente, ao fato de que a festa já se tornou um elemento imprescindível dentro da cultura brasileiro e, por isso, não pode deixar de acontecer todos os anos.

Apesar de ter bastante tradição no Brasil, é importante destacar que essa não é uma tradição brasileira como também não é exclusivo a único país. Para entender um pouco sobre a história do carnaval é preciso se aprofundar um pouco na antiguidade, principalmente, na Mesopotâmia como também na Grécia e na Roma antiga.

Antes de conhecer um pouco sobre como surgiu essa festividade, confira a origem e o significado da palavra carnaval.

Palavra

A palavra carnaval tem origem do latim de canis levale que apresenta como significado “retirar a carne”. A ideia associada a palavra é a de jejum que deveria ser feito durante o período da quaresma. Além disso, também é utilizada durante essa época como forma de controlar os prazeres mundanos.

Apesar de a festa que se conhece hoje não ser ligada diretamente com a igreja, a origem da palavra remete a ideia de uma tentativa da igreja católica em fazer com essa festividade fosse pagã. Logo, o período que é muito comemorado pelo povo brasileiro em geral deveria ser utilizado como um momento de reflexão e respeito ao período da quaresma.

História

Acredita-se que a festividade tem sido criada por volta dos anos 600 a 520 a.C na Grécia. Era por meio dessa comemoração que os gregos agradeciam e ofertavam aos deuses que também eram realizados na forma de cultos.

Apesar de ser uma celebração tradicionalmente grega, com o tempo a igreja católica passou adotar a comemoração por volta de 590 d.C. A partir desse ano, os católicos se preparavam para reviver um dos períodos mais tristes da bíblia que é a quaresma sendo conhecido pelas penitencias e privação de certos desejos.

Já na antiguidade, o carnaval era marcado por festas grandes em que todos os convidados comiam, bebiam e participam de celebrações bastante alegres sempre em busca de satisfazer os seus prazeres.

Ao contrário do Brasil que celebra a festividade por volta do mês de fevereiro, nessa época a comemoração se prolongava por cerca de sete dias nas praças, casas e ruas da Antiga Roma, geralmente, durante os dias 17 a 23 de dezembro.

Para se ter uma ideia do tamanho da festa, todos os negócios e atividades comerciais eram suspensas durante esses períodos e sem contar que até mesmo os escravos ganhavam uma liberdade temporária para fazer o que bem entendessem visto que as restrições existentes, principalmente, morais eram aliviadas durante o período.

Outra tradição da festa era escolher alguma pessoa para ser um rei representativo para comandar as comemorações. Para ajudar na animação, eram retiradas fitas de lã amarradas aos pés da estátua do deus Saturno como um gesto de convite a figura grega para participar da festividade.

Definição do período carnavalesco

Assim como todas as outras datas eclesiásticas que são calculadas com base na data da Páscoa, com exceção apenas do Natal, o carnaval também segue essa forma. Ou seja, geralmente a festividade ocorre em torno de quarenta e sete dias antes do primeiro domingo após a primeira lua cheia que é a data que será definida como a Páscoa. Por isso, é que a festa ocorre sempre nos meses de fevereiro ou março.

Essa forma de calcular quando irá ocorrer a celebração é algo bastante curioso. Para se ter uma ideia a data em que o evento ocorreu mais cedo foi no ano de 2008 que foi iniciado as comemorações no dia de 5 fevereiro, já a que irá ocorrer mais tarde e que se tem conhecimento até hoje é o dia 9 de março de 2038.

Outra curiosidade é que no século XXI o carnaval não irá acontecer nos dias 3 ou 4 de fevereiro. Confira a data definida do evento para os próximos dez anos:

  • 2017: 28 de fevereiro
  • 2018: 13 de fevereiro
  • 2019: 5 de março
  • 2020: 25 de fevereiro
  • 2021: 16 de fevereiro
  • 2022: 1 de março
  • 2023: 21 de fevereiro
  • 2024: 13 de fevereiro
  • 2025: 4 de março
  • 2026: 17 de fevereiro
  • 2017: 9 de fevereiro

Brasil

A história de amor do povo brasileiro com essa comemoração iniciou a um certo tempo atrás na época do período colonial. Uma das primeiras formas de manifestações carnavalescas no Brasil foi o entrudo que nada mais é do que uma festa de origem portuguesa praticada por escravos.

O carnaval tem uma história muito antiga e ao longo tempo conseguiu complementar a sua festa com um pouco da cultura de cada país, antes de se tornar essa celebração que todos conhecem hoje.

Comentários