10 de fevereiro: dia do atleta profissional

Dia do atleta profissional, profissão, esporte

O sonho de muitas crianças é conseguir se tornar um grande atleta no esporte favorito e, consequentemente, ser lembrado e reconhecido pelas grandes contribuições feitas para a modalidade em questão. Como esse é um desejo de muitas pessoas nada mais justo do criar o dia do atleta profissional para celebrar a importância da profissão e também do esporte.

Muito embora não sejam todos os adolescentes que consigam ter sucesso e se tornar um atleta profissional no seu esporte favorito não significa que não é possível contribuir, pois o dia a dia do atleta profissional envolve muitas responsabilidades e, por isso, precisa de pessoas capacidades para prestar todo o auxílio necessário para que possa focar somente em melhor o seu desempenho no esporte.

Atualmente, para se tornar um grande atleta não basta apenas ser bom em uma determinada atividade física, ou seja, é necessário contar com a ajuda das pessoas certas e ainda ter muita vontade de vencer para conseguir se superar e melhorar a cada dia.

Rotina de um atleta profissional

Para conseguir atingir um alto nível num esporte, o atleta precisa se dedicar diariamente por meio de uma rotina de treinos constantes. No entanto, mesmo com o esporte tendo tanta importância nos dias de hoje ainda existe algumas modalidades bastante carente de investimentos.

Isso afeta diretamente os atletas, pois precisam enfrentar uma grande dificuldade para encontrar locais de treinos com a estrutura necessária para manter o seu bom desempenho. Por isso, o dia do atleta profissional representa muito mais do que uma simples data visto que também ajuda a sociedade a entender a importância da prática do esporte para, consequentemente, conseguir estruturas melhores e acessíveis para a realização de treinos.

Reconhecimento

A princípio muitas pessoas podem acreditar que a profissão de atleta profissional é reconhecida a muito tempo atrás, no entanto isso não é verdade. Essa profissão somente foi aceita como uma atividade trabalhista no ano de 1998 por meio da Lei n° 9615.

Foi a partir da criação dessa lei que passou a ser estabelecido que era preciso que órgãos competentes e reguladores da prática desportiva tinham a obrigação de realizar um contrato formal de trabalho com o atleta profissional.

Com esse importante marco na história, os esportistas passaram a ter os seus direitos garantidos por lei e, consequentemente, conseguiram ter melhores condições para desenvolver o seu trabalho. Essa medida foi fundamental para a criação do dia do atleta profissional.

Com a lei em vigência, foi a partir de 1998 que estabeleceu no Brasil o dia do atleta profissional como sendo 10 de fevereiro com o intuito de homenagear todos os trabalhadores que exercem essa atividade. O principal objetivo dessa proposta é mostrar para as pessoas que esses profissionais são um excelente exemplo de perseverança.

Carreira

Sem dúvida, muitos sonham em ser um grande atleta uma vez as recompensas podem muitas. Contudo, vale a pena destacar que para isso exige muito esforço e treino para conquistar o sucesso e se destacar no meio de tantas pessoas.

Por isso, é fundamental que aqueles com desejo em seguir essa carreira e participar do dia do atleta profissional conheçam bem a atividade que se deseja ter como profissão assim como também é importante entender a dificuldade dos obstáculos que podem surgir durante essa caminhada.

Muitos desistem desse sonho visto que a profissão exige muito do atleta com viagens bastante frequentes, acessórios muito caros e a necessidade de reservar muitas horas para se exercitar e dedicar ao esporte.

Além disso, também é comum que os atletas que têm potencial deixem de se dedicar bastante para aprimorar ainda mais as suas habilidades. Como resultado dessa falta de treinamento, muitos não conseguem atingir um grande nível para se manter na profissão assim como em qualquer outro trabalho profissional.

Logo para celebrar o dia do atleta profissional como um esportista de grande sucesso é preciso levar em consideração alguns pontos como, por exemplo:

  • Ter em mente que é preciso considerar a profissão como sendo outra qualquer em que apenas os melhores serão premiados.

  • O sucesso somente virá com muita dedicação, ou seja, com muito esforço durante os treinos e partidas.

  • Apesar de ser bastante recompensador, ser um atleta também exige que seja deixado de lado alguns momentos, ou seja, será preciso abdicar algumas vezes de passar um tempo com a família para treinar.

Importância do esporte

Apesar do dia do atleta ter uma importância muito grande para aqueles que levam como uma profissão, é preciso entender também que o dia 10 de fevereiro é uma conquista para todos os adoradores de esporte visto que foi um importante marco na história das organizações desportivas e para os profissionais.

O dia do atleta profissional, sem dúvida, trouxe melhores condições para os esportistas uma vez que contribui para a valorização da profissão como também ajudou popularizar os diversos esportes que existem atualmente. Hoje, é possível entender que o esporte também está relacionado a muitos outros temas como, por exemplo, a saúde, e contribuiu muito para oferecer melhores condições as pessoas.

Comentários