07 de fevereiro: dia nacional do gráfico

Dia nacional do gráfico, gráfica, inventor

Existem dias ao longo de um ano que apesar de passarem despercebidos para muitas pessoas representam para alguns dias importante, pois pode ser o momento em se comemora uma profissão, por exemplo, como é o caso do dia nacional do gráfico que é celebrado todos os anos na data de 07 de fevereiro.

Sem dúvidas, é possível concluir esse profissional exerce um trabalho indispensável para a sociedade visto que é comum as pessoas terem a necessidade de expor algum trabalho cientifico, ofertas de vendas ou até mesmo algum aviso. Como é um serviço muito importante para a população, nada mais justo do que ter o dia nacional do gráfico.

Logo, é importante ter em mente que é graças ao gráfico que hoje é possível realizar tipografias e outras artes visuais que envolvem impressões como, por exemplo, revistas, jornais, banners e panfletos.

História

No entanto, é necessário destacar que fosse possível disponibilizar todas as ferramentas disponíveis atualmente foi preciso de muita dedicação por parte de muitas pessoas importantes na história do dia nacional do gráfico e, principalmente, de muito estudo da tipografia.

Para se ter uma ideia essa área de estudo foi iniciada em 1455 por Johannes Geinsfleish Gutenberg. Nascido em 1398, é considerado por muitos estudiosos como sendo o inventor da impressão e foi graças a sua descoberta que foi possível dar início a revolução do setor da imprensa.

Foi graças a esse marco histórico que esse evento ficou conhecido como um dos mais importantes do período moderno uma vez que o papel foi uma peça chave para o desenvolvimento de umas épocas históricas como é o caso no renascimento, da reforma e também da revolução cientifica, pois era indispensável para o progresso das atividades desses períodos.

Nessa época, o conhecimento de muitas ciências era muito difícil de ser absorvido visto que os meios de compartilhamento eram muito escassos devido à grande dificuldade de impressão que existe no momento. Contudo, com a invenção de Gutenberg foi possível lançar as bases de materiais para que as pessoas pudessem se especializar.

Contribuições de Gutenberg

Além de ter contribuído muito para a criação do dia nacional do gráfico, Gutenberg também foi o responsável por melhorar diversos processos que envolviam a impressão. Vale a pena ainda destacar que também ficou bastante conhecido por ter sido um personagem importante na produção de cópias da Bíblia.

Estima-se que Gutenberg por meio dos aparatos que tinha na época conseguiu imprimir cerca de trezentas páginas por dia, mas para isso preciso da ajuda de seis impressoras e alcançou a incrível façanha de produzir um total de trezentas cópias do livre.

Apesar de parecer ser um número extremamente baixo para os dias atuais, essa marca representou um grande avança para o setor que contribuiu para a determinação do dia nacional do gráfico.

Entretanto, é importante destacar que apesar de receber o título de inventor da tipografia, muito tempo antes de Gutenberg, no oriente Pi Cheng foi um alquimista chinves que teve uma contribuição fundamental para descobriu como utilizar móveis de cerâmica com intuito gráfico.

Além disso, tem-se ainda conhecimento de que até mesmo antes de Pi Cheng a dinastia Tang por volta dos anos de 617 a 907 já usava materiais cerâmicos para realizar a impressão de calendários de textos budistas.

Dia nacional do gráfico

A importância desse dia se deve ao fato de que o gráfico é um importante instrumento que permite as pessoas em diversas ocasiões transmitir o significado de diversos objetos do mundo como, por exemplo, imagens, textos, planilhas e até mesmo tabelas complexas de uma forma bastante simples e eficiente.

Atualmente, para facilitar o trabalho de muitos profissionais e até mesmo de pessoas que precisam de algum gráfico, existem muito programas tanto para computador como também para dispositivos móveis que oferecem muitos recursos para personalizar a sua arte de acordo com as necessidades e gostos.

No entanto, muito tempo foi preciso para que fosse viável tornar essas ferramentas de fácil acesso. Para entender um pouco mais sobre a história do dia nacional do gráfico confira a ordem cronológico de alguns eventos que culminaram dos aparatos e recursos que todos conhecem hoje:

  • 1455: Gutenberg revoluciona os meios de impressão gráfica por meio da criação de um tipo móvel.

  • 1808: a área gráfica chega ao território brasileiro ao implantar a tipografia.

  • 1884: uma das mais importantes máquinas do setor gráfico, a máquina Linotipo foi inventada por Ottmar Mergenthale.

  • 1922: nesse ano outra grande contribuição para o setor gráfico, a primeira impressora do tipo offset chega ao Brasil na cidade do Rio de Janeiro.

  • 1923: em buscar de melhores condições de trabalho, os profissionais do setor gráfico entram em greve. Essa ação foi a responsável pela criação do dia do gráfico.

  • 2012: A empresa Printi apresenta uma revolução ao marcado com o seu novo modelo de negócio que trabalho como uma gráfica online.

Portanto, muitas pessoas foram responsáveis pela atribuição do dia 7 de fevereiro como sendo o dia nacional do gráfico.

Comentários