sábado, 19 agosto , 2017.
Home Datas comemorativas

Datas comemorativas

Datas comemorativas

Ao longo da história do homem e com o passar dos anos, certas celebrações são bastante comemoradas enquanto que outras não recebem a devida importância como é o caso de muitas datas comemorativas. Isso fica evidente ao notar a grande significância que as pessoas dão para o carnaval, mas não comemoram com tanta alegria o dia mundial da paz, por exemplo.

Ao longo do desenvolvimento infantil, muitas crianças passam a conhecer esses marcos históricos com o intuito de entender um pouco sobre a história do mundo e também do Brasil. Entretanto, é preciso citar que esse estudo tem sido deixado de lado por muitas escolas e isso tem contribuído para que as datas comemorativas não recebam a atenção necessária.

Como consequência disso, certamente pode-se afirmar que as próximas gerações tanto da população brasileiro como a de outros países passará a desconhecer alguns momentos muito importância para a identidade do ser humano.

Um dos motivos que podem justificar essa tendência de desconhecimento sobre as datas comemorativas pode ser atribuído ao desenvolvimento da tecnologia que tem deixado cada vez mais pessoas desinteressadas sobre esse assunto, pois acreditam que não precisam ter conhecimento sobre esse tema uma vez que a informação pode ser acessada de modo quase instantâneo.

Entretanto, também é preciso destacar que esses eventos são importantes para o desenvolvimento de uma personalidade e até mesmo para uma boa educação. Muitas datas comemorativas que foram marcadas na história, mas antes disso acontecer certamente houve algum evento histórico para que fosse dado tanta importância a ponto de ser marcada em um determinado dia.

Reflexão

Apesar de ser um assunto simples de ser compreendido é preciso que as novas gerações estejam em sintonia com esses marcos históricos para conseguir absorver os sentimentos que cercam uma determinada data já que muitas delas foram conquistas bastante sofridas, embora também existem aquelas que representam um período harmonioso.

Por meio dessa reflexão, será possível tirar diversas conclusões sobre os momentos históricos de um país, uma população, uma cidade, um estado, enfim, sobre algum grupo seja ele uma organização ou grupo social. Ao estudar as datas comemorativas de modo contextualizado, os alunos irão absorver conhecimento para levar a diante a história e cultura do seu país e, consequentemente, ocorre uma valorização dos meios.

Por isso, é necessário que exista prudência para a construção de um projeto pedagógico que seja capaz de envolver todos os profissionais da área da educação para que assumam esse compromisso de respeito a história do ser humano, mas desde que esteja com os valores e princípios de cada aluno e de acordo com as tradições de cada família.

Por meio dessa estratégia, sem dúvida, será possível desenvolver os principais conteúdos sobre as datas comemorativas sem causar nenhum tipo de desconforto para as pessoas. Isso certamente já será um grande passo para que esses eventos sejam lembrados para as próximas gerações.

Sociedade contemporânea

Infelizmente a caraterística que prevalece e que marca a sociedade atual é a individualidade, por isso é necessário que mudanças sejam feitas nas escolas, principalmente, quanto ao que se trata dos valores transmitidos visto que já não possuem a importância que precisam ter, pois estão sendo esquecidos.

A questão que precisa ser lembrada é que as datas comemorativas não envolvem apenas a celebração de um dia especial, mas muito pelo contrário uma vez que também possui um grande valor histórico por abordar diversos aspectos de civilizações antepassadas que ajudam a identificar a cultura de povos antigos e também da sociedade atual.

Logo, as datas possuem um grande valor para a história das sociedades e precisam de atenção para não serem perdidas no meio de tantas informações que envolvem a vida escolar.

Conhecimento sobre as datas

O entendimento sobre as datas pode ajudar em diversos fatores como, por exemplo:

  • Ajudar a conhecer um pouco sobre uma determinada cultura

  • Apresenta assuntos históricos sobre uma civilização

  • Permite conhecer uma cidade

  • Incentiva as famílias, amigos e conhecidos a celebrar um momento marcante na história

O ponto que precisa ser compreendido é que a história da civilização já viveu e ainda continua a passar por momentos importantes, ou seja, desde o dia que ficou conhecido como da paz a até a festa de réveillon são comemorações que possuem um grande valor histórico para sociedade e que representam um marco muito importante para a vida das pessoas.

Quando se dá a devida ênfase para as datas pode-se utilizar desses marcos como uma ferramenta construtivista e até mesmo como caráter social. Apesar disso, ainda existe muito a ser discutido sobre como a aproveitar melhor as datas importantes para que o desenvolvimento dos jovens estudantes não seja prejudicado por abordagens mal planejadas.

Portanto, as datas comemorativas receberam um dia para ser celebradas visto que possuem uma importância para as sociedades e, por isso, precisam ser conhecidas para entender um pouco sobre esses eventos históricos e valorizar mais a cultura de cada região.

- Publicidade -

Mais populares

Últimas notícias